1º Ser pro ativo.
2º Comece com um objetivo em mente.
Sabendo onde queremos ir, temos visualização do que queremos para nosso futuro. Força para superar os obstáculos e disciplina para liderar nossa vida.
3º Comece pelo mais importante.
Para chegarmos aqui já temos que ter trilhado nosso objetivo tendo atitudes importantes como planejamento, preparação, prevenção, recriação a construção de relacionamentos.
4º Pensar no ganha-ganha. Construir para que se fortaleçam os laços de confiança e todos saiam ganhando para que seja algo saudavél.
5º Compreender antes de ser compreendido.
Ouvir "empaticamente" sem julgamentos procurando entender o individuo do jeito que ele é, sua história ou situação.
Buscando os mesmos objetivos ainda que existam as diferenças para alcançar o resultado.
7º Afine o instrumento.
Físico (exercício, nutrição e cuidados especiais), espiritual (convicção de valores, estudos, envolvimentos e meditação do alimento espiritual), mental (leitura, planejamento, escrita) e emocional.
8º Encontro sua voz interior e ajude aos outros a encontrar a sua também.
Não tenho estilo dos livros de alta ajuda, porém aprendi na igreja, através das palavras do apostolo Paulo que devemos em tudo reter o que é bom! Confesso que não aprecio a didática como ele é conduzido, porém realmente estou pegando o aprendizado dos hábitos descrito pelo livro para o dia-a-dia e relamente tem me ajudado na área familiar, na administração da casa, área profissional, ministerial...
Como o que me faz bem, o que me acrescenta, pode acrescentar o outro também, aqui esta o livro vamos compartilhar do hábito ganha-ganha.
Um bom proveito!!!
Livro: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.
Stephen R. Covey