Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

ENCONTROS NOS MUSEUS

O CCBB ficou em 14° lugar no ranking internacional entre os museus mais visitados do mundo!!! Brasileiros precisamos visitar mais os museus que possuímos, é de uma riqueza de vivências sensacionais!!

" O MUNDO MÁGICO DE ESCHER"

                                                                         Vivenciar... estar dentro.. fora daquelas obras foi literalmente uma viagem, talvez, quem sabe, assim espero, uma viagem sem volta! Pois não saí dali da mesma forma que entrei...
“ O Mundo Mágico de Escher” foi uma viagem de uma forma diferente ao “Mundo das Maravilhas”. Mundo esse que TUDO É POSSÍVEL, PRINCIPALMENTE O IMPOSSÍVEL. Sim, LÁ É POSSÍVEL!
A sensação de que a vida pode ser vista e assim vivida de muitos ângulos. O segredo é: como queremos ver. É UM DESAFIO À VER DIFERENTE: VEJA DESTA FORMA, AGORA VEJA DE  OUTRA FORMA! AGORA DE OUTRA! E MAIS OUTRA...
Não há uma verdade absoluta, não há só um caminho a ser seguido, há vários, sejamos vários, sejamos todos!
Na loucura há sabedoria, no diferente há descobertas, no ousado há aquilo que todos tem dificuldade de ser.


NO DIFERENTE ESTÁ O DINÂMICO... O PRAZER!!!
Construções impossíveis... ilusões opticas... contruidas por esse genio da matemática... que fez Escola de Arquitetura e Artes Decorativas em Haarlem. Concerteza colocou em prática a teoria que muitos matemáticos só entendiam pela lógica...

]
Muitas de suas obras ou quase todas na verdade, não conseguimos identificar figura e fundo. Tudo é importante e deve ser visto com cuidado... aqui TUDO PODE SER FEITO!

“Minhas imagens requerem uma explicação, porque sem isso elas são muito herméticas e têm muito de uma fórmula só para os Iniciados. Ao mesmo tempo, o conjunto de ideias que elas expressam, embora essencialmente factual e impessoal, parece, para minha constante surpresa, ser tão pouco usual e, nesse sentido, tão inédito, que eu não conseguiria encontrar um expert com suficiente compreensão para escrever a seu respeito, sem ser eu mesmo”, escreveu Escher, em 1958.




Vejam mais um pouco de sua obra no site  oficial deste artista tão completo e fascinante:  http://www.mcescher.com/indexuk.htm


FERNANDO PESSOA:
 PLURAL COMO O UNIVERSO

"Minha pátria é a língua portuguesa"

    Exposição repercutiu não só em São Paulo, mas aqui no Rio foi sucesso total!! Centro Cultural dos Correios.
   Fernando Pessoa, um poeta de dividido em muitos... complexo demais... o poeta criou personagens e de acordo com a história,  características de cada um escrevia (heterônimos): Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, e várias personalidades literárias. Como  Junguiana digo, personas do qual escreveu e assinou com elas... um poeta complexo, a uma parte da exposição que explora subjetivamente muito bem esse lado, tendo fotos do poeta com jogos de luz e sombras... muito instigador. Assim também como a cabina escrita "Eu sou muitos".

A exposição vem mostrar suas face e facetas e vamos e convenhamos: é o melhor de sua obra! Sua escrita toca a alma, tão contemporanea, quanto suas palavras vivas e reconhecidas até hoje. Além dos poemas, escreveu contos ensaios e críticas literárias para diversas publicações portuguesas. Para quem visitou e não conhecia muito de sua obra, lá estavam algumas expostas e outras sendo vendidas...

"Sou o intervalo entre o que sou e o que não sou. Entre o que sonho e o que a vida fez de mim". Fernando Pessoa.
Dá para acreditar que seu sucesso só veio depois, já falecido? Pois é...quando morreu (1935) não foi muito conhecido, porém deixou em sua casa uma arca com milhares de textos inéditos datilografado, manuscrito suas obras que depois descobertos e publicados o fizeram um dos maiores escritores do Ocidente ao longo do século XX.
Lembrei de um livro de poesias que minha mãe tinha dele, que guardei e na fase de pré adolescencia (uns 10, 11 anos) eu lia (claro que na época com alguma dificuldade de compreensão com algumas palavras rebuscadas) e adorava. Anotava as partes que me interessavam na agenda.
Foi muito gostoso de ver todas as idades sendo mobilizadas até lá, para conhecer um pouco mais de sua obra.
A tecnologia junto a exposição nos dá a ideia que podemos tocar nas palavras daquele que nos toca. Ohh sensação gostosa essa!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário