Seguidores

Uma Educação Para A Morte

Somos criados numa sociedade em que há muita exaltação no viver e nenhuma no morrer. Já  algumas civilizações orientais celebram com muita alegria a morte.
Nós brasileiros temos dificuldades de lhe dar com a morte. Crescemos e somos educados para viver, viver, viver e viver... mas não trabalhamos a idéia de que um dia vamos morrer, passaremos pela morte. Nascer e morrer, são as certezas que todos nós temos em comum. Porém olhamos a vida como bela, nos preparamos para ela e pensamos na morte com medo ou nem pensamos. "Isso é algo muito ruim de se pensar!". Pensar em qualquer algo novo da vida, nos causa um pouco de insegurança por ser desconhecido, mas a morte não! Ela nos causa pavor!  Só se pensa quando estamos perto dela, seja por doenças, por acidentes ou mesmo pela idade avançada do qual atingimos e assim nos permitimos a pensar um pouco mais...
A morte é o próximo caminho depois da vida, porque não trabalharmos essa idéia desde cedo? Não é a morte uma certeza? Já dizia o apostolo de Jesus: "Morrer pra mim é lucro". Este tinha a certeza de sua salvação, sabia que sua morte lhe daria um caminho do qual aguardava, esperava, a via com alegria. Maturidade esta do qual não vejo no meio de nós. Muitos ainda com certezas da vida após a morte segundo suas crenças, sofrem muito quando alguém querido parte, morrer, sem aceita-lá... Não digo aqui só o sofrimento pela saudade, pela perda isso é saudável e natural de qualquer ser que ama um outro alguém ou tem consideração com certa pessoa. Digo a dificuldade de aceitar que alguém morreu... alguém se foi. Fechou o ciclo de sua vida.
E no enterro? Se a pessoa mais próxima não chorar é fria, insensível, vários esteriótipos neste momento surgem. Não! Você não pode reagir bem a morte de uma pessoa. Terá sempre que chorar, mostrar de forma visível a todos sua dor... Se sorrir no enterro então... nossa!! Que falta de consideração!!
Lembro-me de uma situação muito sensível do qual passei com uma paciente do câncer. Sua família queria que ela vivesse, porem com alguns atendimentos entendi que sua escolha era a morte, porém estava com dificuldade de assumir isto. Algo totalmente compreensível. Que loucura nesta sociedade optar pela morte né? Mesmo quando a doença te toma de tal forma que você não deseja mais a vida, se tornou um sofredor ou sofredora. Não podemos! Temos que querer a vida sempre e morrer nunca! Esse é o pensamento e as pessoas a nossa volta nos julgarão se um dia desejarmos a morte, ainda que essa seja a nossa verdade, o caminho para nossa felicidade: a morte será o descanso desse sofrimento todo! Quando se tornou consciente de seu desejo, passou a não querer ver mais ninguém, incluindo a mim. Não dividir isso com sua família, apesar de me perguntarem muito a respeito, mas não cabia eu sair da minha ética e relatar algo que pertencia só a ela. E ainda se soubessem desta escolha de morte dela não teriam maturidade para entenderem. Poucos dias depois... faleceu. Realizou seu desejo.
Morrer também é um caminho, para alguns de descanso, de uma nova perspectiva. Como era para esta paciente, estava certa de sua vida após a morte, sabia que o alívio daquilo a esperava e via a morte como uma fuga prazerosa, a luz no fim do túnel. Nem sempre estas pessoas tem pessoas ao seu lado que a entendem.Sofrem muito mais assim... Aliás gostaria de explicar apesar de falar com ousadia sobre algo que mexe muito com as pessoas, escolher a morte quando escrevo é se deixar levar, permitir, sentir um desejo que ultrapassou o medo desta passagem, do algo desconhecido. Não digo no sentido de suicídio, de provocar sua morte, não,não!
Só as pessoas que não tem certeza de sua salvação, é que realmente terão dificuldades para aceita-lás quando sendo esta trabalhada, mas por um lado sentirão angustia ao estar em contado com o sentimento de morte e isso poderá até mudar algumas condutas e faze-lá se aproximar mais de Deus. A morte de alguém nos trás sentimentos de saudades, tristezas porque aquela pessoa não estará mais conosco, isso é algo que nos permitimos a sentir e como já disse é saudável, mas como também sempre reflito no outro lado da moeda devemos aprender a lidar com a morte da mesma forma que aprendemos a lidar com a vida, deve ser discutida nas escolas, na medida da maturidade de cada fase, devemos pensar que um dia vamos morrer e até planejarmos coisas para este momento, devemos nos preparar para a morte... Pensando numa educação sobre a morte, penso que até a palavra não fica mais tão pesada. Teremos maturidade de vivencia-lá, de senti-lá como algo normal da vida assim como o viver é... Sim fica leve, falamos, trabalhamos ela em nós durante a vida. Vida e morte se complementam. A vida antes de ser iniciada era morte (não existíamos), depois vem a vida terminando com a morte e começando uma nova vida! Digo que a morte deve ser sentida com tristeza mas também ser celebrada com alegria. Agora esta diante de algo novo... de uma nova etapa, do qual esta não tem fim... esta descansando bem ao lado de Deus... e nós aqui com maturidade para aceitar sua partida... vá com Deus...