Seguidores

sábado, 25 de junho de 2011

MUSEU DE BELAS ARTES

    O próprio nome já fala por si! As belas obras que lá se encontram... encantam, a riqueza esbanjada... muito diferente do ambiente do Museu do Folclore, em que a arte vista é a popular, não da elite como aqui. Aqui lidamos com polos diferentes... que pena que isto ainda acontece... verbas diferentes? Reconhecimentos
diferentes? Ora mas aprendi que arte é arte, não tem melhor ou pior... por que esta distinção... enfim... vou continuar... esse não é meu foco aqui, apesar de achar um assunto muito importante de ser comentado, encomodado...
Visitei hoje e relembrei de alguns quadros que marcaram minha adolescencia, quadros que nunca esqueci e que agora, mais madura, mais sensível a arte pude rever e descobrir coisas novas... que reencanto...

    O contato com a arte, com arteterapia, com a professora Denise Nagem tem me ensinado a olhar o além das obras, os lugares, os por ques... enfim... várias descobertas...

    O museu foi fundado em 1938, com uma estrutura deslumbrante, uma riqueza em detalhes de lustres, portas de madeira, com molduras enormes de madeira (muitas bem grossas), com mosaicos no chão de pequenas pedrinhas formando um grande desenho... Um palácio renascentista francês.

    O acervo conta com a contribuição do Dom João VI que trouxe em 1808 seu acervo de arte e Portugual, depois retornou e fez mais transferencia para o Brasil em 1816, com a contribuição de Dom Pedro II e outros mecenas que doaram suas preciosidades.

    Começamos numa sala imperial, com sofá, uma mesa enorme com cadeiras. Somos recebidos por pinturas de pessoas ilustres, abrindo assim o espaço do MNBA.

    O museu conta com duas galerias especiais, projetadas com arquitetura da Grécia e esculturas da mitologia grega com uma riqueza de detalhes impressionantes. A intenção é através da caminhada o observador, leitor de imagens se sinta na própria Grégia.

    Uma galeria de fotografia registrando as transformações das sociedades nordestinas nos séculos XIX e XX. Como gosto muito de fotografia aproveitei muito esta parte... os detalhes das fotos, as pessoas e objetos com o tempo sendo acrescentados... as molduras sendo adaptadas... magnifico.

     Hoje vemos a obra de Pedro Américo, artista que começou a desenhar com 11 ANOS DE IDADE!!! Aos 15 ganhou uma bolsa de Dom Pedro II para estudar a aperfeiçoar pintura e desenho na França. Seu quadro de 66 metros quadrados retratando uma batalha vem com todos os personagens com a reprodução de seu rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário