Seguidores

sábado, 16 de junho de 2012

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - LIXO EXTRAORDINÁRIO

  Eu e minha amiga Lídia de Jesus fomos participar do evento do Rio+20 no Aterro do Flamengo quando fomos surpreendidas com  um galpão com trabalho do Vik Muniz e mais surpreendidas ainda com a simplicidade e simpatia da presença dele lá.
   Sou admiradora do grande  e maravilhoso documentário "Lixo Extraordinário" e de suas obras plásticas com materiais reciclados, me identifico muito com seu trabalho (com materiais que seriam jogados fora, sem mais utilidades mas que podem ter uma nova forma, uma nova utilidade, podem virar arte... por isso comento sobre o documentário, sobre o trabalho Krajcberg que amo e sobre o trabalho do Bispo do Rosário neste blog), pois é a minha arte também (materiais reciclados como pedaços de bolsas, sapatos, roupas e etc). 
    Vik Muniz em meio a mídia a sua volta, foi muito receptivo conosco. Ele não parava de fazer entrevistas.
   Seu trabalho tem tudo haver com o momento atual do mundo, com a importância da sustentabilidade, com o Rio +20.

    Fui realmente presentada por Deus com a oportunidade de vê-ló (foto acima) e  com a oportunidade de formar o cartão postal que Vik Muniz está construindo no evento com os participantes. Cada visitante pode contribuir com os materiais recicláveis para sua obra plástica "Paisagem", de uma foto retirada da Baia de Guanabara. Ao olhar por baixo, não temos noção de nada, mas ao subir... que maravilha!!! Lindo demais! Os vários descartáveis formam uma imagem só. Maravilha!!Pude vivenciar uma pequena parte do que aqueles catadores do documentário puderam viver.


Lixo tem força e riquezas !!!
Abaixo meu relato sobre o documentário:


UM LUGAR DE EXCLUSÃO E EXCLUÍDOS

Trabalho muito sensível que conheci através da dica do professora Denise Nagem, na Clínica Pomar onde faço pós graduação em arteterapia, do artista plástico Vik Muniz que filmou e fez um trabalho rico no lixão do Jardim Gramacho,  MAIOR ATERRO DA AMÉRICA LATINA (um dos maiores do mundo), onde recebe todo lixo do Rio de Janeiro, localizado em Duque de Caxias, durante os 2 anos  de 2007 a 2009.
O aterro do Jardim Gramacho será fechado neste ano de 2012 e como consequencia deste trabalho, os catadores que lá trabalham serão assistidos pelo governo, com cursos que capacitação, empregabilidade e bolsas.

RECICLAGEM DE VIDA - ALQUIMIA DA ARTE

O artista buscou "personagens" catadores da vida real como integrantes de seu trabalho transformando materiais reciclados em OBRA DE ARTE, o que tornou mais rico ainda e emocionante seu trabalho.  Os integrantes tiveram suas vidas transformadas pela arte que foi construída por todos. Uma verdadeira reciclagem humana na vida de quem faz reciclagem. Isso, digo e afirmo com ousadia, Vik Muniz fez um verdadeiro trabalho de recliclagem na vida de alguns catadores. Pois o Lixão de Gramacho não é um aterro legalizado e por isso não oferece aos catadores as condições necessárias para catar o que pode ser reciclado com devida higiene.Vik Muniz ajudou esses personagens com o trabalho voltado para o documentário e as obras plásticas do qual estão colhendo os frutos da renda até hoje, o final feliz desta história para eles é real. Com suas vidas recicladas tomaram outros caminhos. Tião continuou em sua posição e atuação política na defesa dos catadores só que numa posição diferente, saindo das quatro paredes da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho para o mundo. Hoje se tornou também o garoto da Coca-cola

UM OLHAR HUMANIZADO DO CATADOR (CATA- A- DOR)


O vídeo muitas coisas e uma delas é  a importância dos catadores nos dias atuais, pois os índices mostram que o Brasil tem um alto nível de reciclagem, mas não olhamos além dos números, essas pessoas, excluídas da sociedade que colocam suas vidas em risco em torno desses materiais como fonte de sobrevivencia, sem nenhuma política pública a favor, nem condições para aquelas vidas. Vidas essas contabilizadas em 5 mil catadores só nesta região. O documentário mostra o olhar humanista sobre esses exemplos de vida.


POLÍTICA PÚBLICA PARA COLETA SELETIVA - O MUNDO PEDE ISSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário