Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

MUSEU DA MARÉ: ARTE DA IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE


Alagados

Os Paralamas do Sucesso

Composição : Herbert Viana/ Bi Ribeiro

Todo dia o sol da manhã
Vem e lhes desafia
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade que tem braços abertos
Num cartão postal
Com os punhos fechados na vida real
Lhe nega oportunidades
Mostra a face dura do mal

Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê


Antes foi necessário construir casa de madeira sobre as palafitas, chão, depois tijolos... A contagem do tempo: passado, presente e futuro encontram-se nele...

Museu da Maré

Em 1989 o grupo “TV Maré”, com objetivo de registrar imagens da comunidade e depoimentos de moradores do local, percebeu que a memória do local estava acabando tanto pelas grandes intervenções governamentais na geografia, bem como pelo desaparecimento dos moradores mais antigos, surgindo o desejo junto com os moradores de um espaço para a sua memória rememorada, para valorização de sua arte mais essencial...
Fundado no dia 8 de maio de 2006, num evento com cobertura da mídia com a participação de autoridades ligados à políticas cultural brasileira e a grande mobilização da comunidade, surge o tão esperado espaço de artes, de uma comunidade histórica no Rio de Janeiro, que passou por lutas e resistências por uma casa, razão de ser a luta que fez surgir a Maré, bem reproduzida no meio do museu. Cada morador pôde doar um objeto, uma foto, uma história, sendo assim ali reunida arte de todos da comunidade perpassando pelo tempo. Sua intenção era romper com o tradicional, baseado no que é “belo”, no que faz parte da tradição eletizada, o museu vem da voz a esta comunidade que também é vivenciada de vida e arte.
Um trabalho de transformação social para auto estima da então comunidade grande e comentada nas mídias por violências. Talvez um grito expressivo: “Não somos apenas violência, temos uma história uma arte diversificada e queremos expressa-lá!”. Ajudando a ver também a questão de falta de políticas publicas, a favela é a conseqüência disso.
Suas casas palafitas sobre as águas depois soterradas que hoje se transformou nesta grande comunidade cheia de complexos. Um lugar de imersão do passado produzindo no seu presente com um olhar para o futuro, numa reflexão sobre a referencia dessa COMUNIDADE, das suas CONDUÇÕES, IDENTIDADES e de sua DIVERSIDADE CULTURAL E TERRITORIAL, servindo de exemplo para outras comunidades. A favela tem arte local e deve influenciar o seu território ao redor. Mostrando ao Rio, ao mundo que ela faz e tem sua importância na história repleta de mudanças e artes.
Um lugar onde os objetos podem ser tocados e tocam as pessoas. Todos têm um espaço, querem e gostam de se ver nele:
“Gostei muito. Foi como se eu tivesse voltado no tempo e visto quanto éramos felizes apesar da pobreza e miséria, mas poderíamos brincar sem medo da violência, só das assombrações que imaginávamos ter. Saudades do meu pai que ajudou a fazer vários barracos desses. Nascida e criada na Maré e com orgulho de ter uma história para contar para filhos e netos".
Há contadores de histórias do local como um importante meio de resistência. Sendo um espaço de diálogo entre as diversas gerações de preservação da memória e da construção da identidade coletiva. A contação de histórias recupera a tradição oral que nasce em histórias e resiste em velhos contos passados por gerações voltando para o registro de preservação e divulgando histórias das comunidades.
Desenvolvendo o lúdico, apresentando exposição, seminários, oficinas e produção de materiais temáticos, num lugar educativo, de cultura, pesquisa e divulgação. É um conjunto de ações voltadas para o registro de preservação, divulgação da história das comunidades da Maré em seus diversos aspectos econômicos, sociais e culturais.
O museu é a arte viva construída pela solidariedade daqueles moradores, importantes para sua transformação social de histórias populares superadas. Resgata a identidade de um povo, de uma terra hoje urbanizada. Valorizando uma cultura local, propondo uma reflexão que perpassa o tempo, favela também tem sua arte, tem sua troca. A comunidade também tem voz, arte, história e encantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário