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sábado, 24 de setembro de 2011

DESENVOLVIMENTO INFANTIL



Um Pequeno e simples esclarecimento dos Estágios do
 Desenvolvimento Cognitivo(Piaget)

Ninguém herda inteligência e sim aspectos biológicos, com eles interage com seu ambiente e vai se construindo e passando por estágios naturais do desenvolvimento.

O desenvolvimento é progressivo e caminha para o equilíbrio. Lembrando que equilíbrio é aprender a lidar com a realidade, é um encontro com a realidade, , obstáculo e adaptação.


·         Período Sensório Motor (0-2 anos)

Inteligência sensório-motora ou prática. Se dá através da manipulação de objetos, aquisição de habilidades e adaptação do tipo comportamental, mas não há representação interna. Sem diferenciação entre o eu e o mundo externo. A realidade é apenas aquilo que se vê.

Inteligência prática – receber e agir.

Conquistas através da percepção e dos movimentos.

Estimulação com brinquedos que tem movimentos e fazem barulhos, como por exemplo, o chocalho. Quanto mais rico o ambiente (estimulador), melhor e mais rápido seu desenvolvimento.

O bebe lança os objetos a distancia para perceber e ter noção de distancia. Pode-se brincar de jogar bola para que ele tenha esta percepção.

  • Período Pré Operacional (2 – 6 anos)

Capacidade de formar esquemas simbólicos: de brincar, falar e transformar significados dos objetos.

Egocentrismo: visão da realidade por parte do próprio eu, não concebendo uma situação da qual não faça parte.

Egocentrismo intelectual: incapacidade de se colocar do ponto de vista dos outros e julgamentos depende da percepção imediata, julga pelo o que vê. Ausência do pensamento conceitual e das noções de conservação de invariância.

Agora amadurece sensorialmente e desenvolve a parte neuronal desenvolvendo aspectos que se fossem estimulados antes não desenvolveriam.

A capacidade de simbolizar, criar imagem, brincar de se esconder (exprime separação, desaparecer e aparecer de novo)

  • Período das Operações Concretas (7-11 anos)

Capacidade de formação de esquemas conceituais, a realidade passa a ser estruturada pela razão.

As ações físicas passam a ocorrer mentalmente. Perde o egocentrismo e aceita a explicação do outro.

  • Estágio das Operações Formais (12 anos em diante)

Capacidade de pensar em termos abstratos, como compreender a religião, amor e fé.

Capaz de pensar em termos de possibilidades.

Ápice do desenvolvimento cognitivo.




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