Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Citações do Livro: O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA


Uma obra de ficção que fala sobre liderança, pois somos lideres do lar, líderes no emprego, em trabalhos de grupos nos estudos... líderes de nossas vidas...

“Os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atende-los.” (p. 55)

“Tanto as crianças como os adultos precisam de um ambiente com limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas sejam responsáveis.” (p.55)

“Finalmente, em 1947, não apenas o Império Britânico concedeu a independência à Índia como recebeu Gandhi em Londres com uma parada digna de herói. Ele fez tudo sem recorrer a armas, violência ou poder. Ele usou apenas influência.” (p.67)

“- Compreendo com a influência, a autoridade, é construída a partir do serviço e talvez do sacrifício pelos outros.” (p.69)

“Mas não é preciso ser personagem histórico para construir autoridade. Nós a construímos sempre que servimos aos outros e nos sacrificamos por eles.” (p. 70)

Modelo de liderança

Liderança
Autoridade
Serviço e sacrifício
Amor
Vontade

“- Intenções menos ações é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações – Simeão explicou.” (p. 72)

INTENÇÕES + AÇÕES = VONTADE

“Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, a ‘lei da colheita’ de que Teresa falou. E, quando exercemos autoridade sobre as pessoas, ganhamos o direito de ser chamados de líderes.

“Humilde – ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância.” (p. 89)

De fato, um de nossos papéis com líderes é apoiá-los para que se tornem bem sucedidos. (p.91)

“A honestidade implica esclarecer as expectativas das pessoas, tornando-as responsáveis, dispondo-se a transmitir tanto as más notícias quanto as boas, dando às pessoas um retorno, sendo firme, previsível e justo. Em suma, nosso comportamento deve ser isento de engano e dedicado à verdade a todo custo.” (p.95)
“O homem é essencialmente autodeterminante, ele se transformou no que fez de si mesmo.” (p. 124)

“A vontade são as escolhas que fazemos para aliar nossas ações às nossas intenções. Estou querendo dizer que, ao final, todos temos que fazer escolhas a respeito de nosso comportamento e aceitar a responsabilidade por essas escolhas.”(p. 126)

“Pensamentos tornan-se ações, ações tornam-se hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.” (p.129)

Referencia Bibliográfica

HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.

2 comentários:

  1. Muito bom este texto. Feliz 2013, com paz, saúde e muitas realizações. Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá Sueli Freitas!
    Esse livro nos leva muito a reflexão!!Coloquei algumas partes consideráveis. Vale a pena ler!!
    Grande beijo e feliz 2013!!!

    ResponderExcluir