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sábado, 2 de junho de 2012

VIVÊNCIA COM A EQUIPE TÉCNICA DA SBA

 “A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.” Fernando Pessoa
  • PARTE I

    Mais uma reunião da equipe técnica foi realizada (mês de maio) e antes da comemoração dos anivérsariantes do mês foi me dado (e eu recebi com muita felicidade) a oportunidade de promover um momento de união de descontração com a equipe, não é a técnica, mas a do telemarketing também.
    Para o mês de maio preparei a BRINCADEIRA DA "LINDA ROSA JUVENIL" (música que aprendi com a minha primeira cliente no tempo da graduação do estágio de psicologia, ela usou a música para se comunicar comigo, não abria boca no atendimento, mas quando resolveu se comunicar...falou através de símbolos e que símbolos!). Foi marcante para mim, por isso nunca mais esqueci a música.

DESPERTANDO A CRIANÇA INTERIOR DA EQUIPE

   Acho que para integrar nada melhor que uma Cantiga de Roda (dança circular), ainda mais no ambiente de trabalho, onde uma é a psicóloga, a outra é a fono, a outra é a pedagoga, a TO, ou seja, nos esquecemos DA TOTALIDADE DO SER  e vemos apenas uma parte dele, o profissional.
     Na Cantiga de Roda, não somos profissionais, SOMOS INTEGRANTES, SOMOS UM TODO E O MELHOR, SOMOS A NOSSA CRIANÇA INTERIOR. Aquela que quando criança é bem livre, bem solta, bem ESPONTÂNEA E CHEIA DE CRIATIVIDADE.

     Então como crianças somos nesse momento livres podemos ser todos os personagens que a história nos proporciona:

A Linda Rosa Juvenil


A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar


E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim



E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor


E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim


Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei


batemos palmas para o rei, para o rei

OS PERSONAGENS

    No centro coloquei uma rosa , uma mascara de bruxa e um cavalinho de pau. Para ativar a imaginação é preciso o mínimo ou até mesmo o nada (caos) e como aprendi com Angela Philippini na simplicidade está tudo. Todos poderiam ir no centro da roda e escolher seus personagens e interpretar. A equipe recebeu muito bem a brincadeira e todos brincaram, a ponto de quererem acabar.

     Abro um parenteses para dizer que trabalho com esta Cantiga de Roda a algum tempo com grupos de adultos e confesso que brincar com crianças é bem diferente elas querem ser todos os personagens, sem medo do que vão pensar, querem mais brincar. Com adultos a uma certa resistência de ser a Bruxa Má, "afinal o que vão pensar de mim?".  O adulto tem a crítica e o julgamento que a criança não tem.


    A Linda Rosa é a protagonista da história, semelhante aos contos de fadas como Branca de Neve e Bela Adormecida. O Belo Rei semelhante ao Caçador, aquele que salva, na Chapeuzinho Vermelho. E a Bruxa Má, a vilã que alias é através do feito dela que a Linda Rosa e as demais encontra seu príncipe. É através da Bruxa Má e seu feito que o RITO DE PASSAGEM pode ser feito. Assim, sua função é importante para as histórias.
     A Bruxa Má na visão da psicologia junguiana, é a NOSSA SOMBRA, aquilo que não deixamos aparecer ou que reprimimos, nossas dificuldades... e que aqui na brincadeira podemos deixar vim sem preceitos e pré conceitos. Afinal usaria essa parte depois na outra dinâmica.

OBJETIVO
    O círculo é uma posição que coloca todos os participantes num mesmo estado: somos todos iguais e estamos unidos pelo mesmo ideal. Cada personagem precisa do outro (como na vida profissional)  além disso somos todos esses personagens em alguma parte de nossa vida, eles são metades de nós. Que possamos assumi-lós e e possamos nos dar bem com todas essas partes.
     

  • PARTE II      
    Depois de todos livres e com o psiquismo mais aberto para ser trabalhado pedi que fechasse os olhos e os conduzi ao relaxamento. Os convidei a ouvir Metade de Oswaldo Montenegro.
    A música tocou muito e no final todos se abraçaram emocionados. O clima da equipe era outro de quando começou, o prazer, a sinceridade, a solidariedade e a felicidade eram notórias!

  •  PARTE III
      Convidei a todos ficarem deitados ainda em círculo lembrando do que ouviram, pensando em suas metades, ao som de música instrumental. Depois de relaxados, alguns já emocionados com o que sentiam foram convidados fazer uma atividade plástica com caixas de todos os tamanhos e pedaços de panos, com o tema "O que quero transformar em mim". O compartilhamento foi muito especial e os próprios integrantes ajudavam aos outros com palavras diante de suas falas.

Observação: entre a II E III parte ocorreu um intervalo, saindo então o telemarketing e alguns técnicos que saíram mais cedo por conta mesmo da sua carga horária.


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