Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Caminho as Índias CCBB


Fui no CCBB no penúltimo dia de exposição, sábado, cheguei era meio e dia e o movimento ainda estava bem tranquilo, quando sai estava uma fila enorme!! O acervo está dividido em quatro eixos temáticos: Homem, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea.

Índia 1,2 bilhão de habitantes e 22 línguas oficiais que loucura ne? Imagina tantas pessoas num país onde não há leis de transito, animais, automóveis e pessoas passando pelo mesmo lugar... Os animais são sagrados, a um rio onde cinzas de mortas são banhadas nele e o povo cre que mergulhando consegue purificação...

Na Índia a maioria dos trabalhos são manuais, trabalhos feitos com muita paciência, dedicação, criatividade e exploração de muitas cores com um teor artístico rico e símbolico. Esse Ganesha (sem olhar o lado espiritual), falando do trabalho manual muito bem feito e bonito. Os trages finos para casamentos são lindos demais.

O fazer manual deste povo é na minha opinião o que impede de adoecer mais, pois sabemos de sua pobreza, falta de higiene, fome, doenças e misérias, lugares onde o odor é conhecido devido sua pobreza. Um povo com fé em vários deuses que tem seu grande líder, Gandhi (um grande pacificador).
 Esse povo tem uma riqueza de deixar qualquer um de boca aberta!
Foi muito gostoso conhecer um pouco deste povo e sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário