Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Compro os seguintes livros, FAVOR ENTRAR EM CONTATO:

AMOR, CELIBATO E CASAMENTO INTERIOR 
John P. Dourley  São Paulo: Cultrix, 1989  -166 p. 
O autor, padre católico e analista junguiano, mostra as implicações filosóficas, psicológicas e teológicas do modelo de psique desenvolvido por Jung. 
ARQUÉTIPO CRISTÃO  (O) - Um comentário junguiano sobre a vida de Cristo 
Edward F. Edinger  São Paulo: Cultrix, 1988 -148 p. 
Uma interpretação das imagens e eventos do mito cristão, compreendido simbolicamente em termos do processo de individuação. 
BÍBLIA E PSIQUE - Simbolismo da individuação no antigo testamento 
Edward  F. Edinger  São Paulo: Paulinas, 1990 - 262 p. 
O autor procura mostrar que imagens e símbolos encontrados na Bíblia  podem ser vistos, de um  ponto de vista arquetípico, como representando um encontro entre o Ego e o  Si-Mesmo,  um aspecto importante do processo de individuação. 

CURANDO A ALMA MASCULINA - O cristianismo e a jornada mítica (ljs americanas, 52,50 bom de faro livraria da sac@travessa.com.br)
Dwight H. Judy  São Paulo: Paulus, 1998 -270 p. 
Trabalho que apresenta os padrões da psique masculina presentes nos mitos gregos, nas lendas do Graal e nas escrituras judaico-cristãs, os quais, subjacentes na personalidade do homem ocidental, exercem significativa influência na sua história. Em face disso,  o autor propõe ao homem contemporâneo uma reconciliação com  cada um dos padrões arquetípicos presentes nesses mitos, lendas e escrituras, como  forma de encontrar respostas aos desafios que enfrenta no momento presente. 

DEUS, SONHOS E REVELAÇÃO - Interpretação cristã dos sonhos 
Morton T. Kelsey  São Paulo: Paulus, 1996 - 467 p. 
O autor resgata o significado dos sonhos na tradição cristã.  Sugere aos cristãos práticas para a compreensão dos seus próprios sonhos.  

DO INCONSCIENTE A DEUS 
Erna van de Winckel  São Paulo: Paulinas, 1985 - 177 p. 

Erna Winckel propõe um diálogo entre a psicologia moderna e a religião, pois entende que  a realização da individualidade humana não pode dar-se  exclusivamente pelos caminhos da psicologia moderna. Para ela, o homem somente alcançará a plenitude se retornar à relação original, voltando-se para o Deus imanente na alma e  para o transcendente. 

DOENÇA QUE SOMOS NÓS (A)  - A crítica de Jung ao cristianismo 
John P. Dourley  São Paulo: Paulus, 1987,  136 p. 
O autor apresenta as críticas de Jung à unilateralidade do cristianismo  fundamentado em ideal masculino e extrovertido. 

 ENCONTRO COM O SELF -  Um comentário junguiano sobre as Ilustrações do Livro de Jó de William Blake 
Edward F. Edinger  São Paulo: Cultrix, 1991 - 95 p. 
Edward F. Edinger,  a partir das ilustrações de William Blake,  descreve o livro bíblico de Jó como paradigma de certa experiência psicológica em que ocorre o confronto entre o "ego" e o "Self". 

JESUS NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA PROFUNDA 
Hanna Wolff 
São Paulo: Paulinas, 1994 - 292 p. 
A autora procura interpretar a figura de Jesus, na perspectiva da psicologia profunda. 

JESUS PSICOTERAPEUTA 
Hanna Wolff  São Paulo: Paulinas, 1990 - 207 p. 
Hanna Wolff descreve a sua experiência clínica, segundo a qual a utilização de textos  bíblicos,  principalmente dos evangelhos, durante as sessões psicoterápicas,  fazia com que os seus pacientes obtivessem melhor proveito das análises. 

JUNG E O CRISTIANISMO 
Christopher Bryant  São Paulo: Loyola, 1996 - 131 p. 
Contém uma interpretação pessoal do pensamento de Jung para os cristãos. O autor diz que a compreensão junguiana da experiência religiosa  e a sua consideração pela dimensão humana nela implicada são valiosas para os que crêem em Jesus Cristo. 

LENDA  PESSOAL   (A)  - Nas fronteiras da parapsicologia 
Hanna Wolff  São Paulo: Paulinas, 1993 - 109 p, 
O tema da lenda ou mito pessoal,  conhecido há muito tempo, sobretudo por escritores e  filósofos,  alcançou maior ressonância e significado especial com a descoberta do inconsciente.  Jung considerava  que o homem deveria ser capaz de viver o seu mito pessoal,  dizendo  sim ao chamado de sua alma.  Nesse livro, Hanna Wolff considera como um dos objetivos da psicoterapia  facilitar ao paciente o encontro da sua lenda pessoal. 

PSICOLOGIA PROFUNDA E NOVA ÉTICA 
Erich Neumann  São Paulo: Paulinas, 1991 - 112 p. 
Erich Neumann,  analisa a velha ética apoiada na cultura  judaico-cristã, inspirada pela busca da perfeição, mostrando que ela não soube lidar com a sombra negativa da psique, suprimindo-a e reprimindo-a.  


PSICOLOGIA E VIDA MÍSTICA 
Leon Bonaventure  Petrópolis: Vozes, 1996 - 240 p. 
O autor,  fundado na obra de C. G. Jung e de autores cristãos, principalmente na de Santa Teresa de Ávila,   apresenta a tese de que uma análise  psicológica,  concebida numa perspectiva cristã,  pode ser caminho para o reencontro  de uma experiência cristã das realidades da alma. 

 PSIQUE COMO SACRAMENTO  (A) 
John P. Dourley  São Paulo: Paulinas, 1985 - 165 p. 
O autor analisa a obra de Jung e a de  Paul Tillich,  examinando pontos comuns entre ambos sistemas e  o sentido mais profundo de Deus, Cristo, o Espírito e a Trindade para  concluir que "Na profundidade  da alma a tarefa psicológica e a tarefa religiosa são uma só". 

 SONHOS-Símbolos religiosos do inconsciente 
James A. Hall  São Paulo:  Loyola, 1994 - 105 p. 
Nesse livro, o autor explora as imagens religiosas que se  manifestam nos sonhos dos seus pacientes e demonstra a sua relação com a mitologia universal.  

UMA BUSCA INTERIOR EM PSICOLOGIA E RELIGIÃO  resumo
James Hillman  São Paulo: Paulinas, 1984 - 138 p. 
Livro constituído, na sua maior parte,  por conferências proferidas pelo autor,  a convite de ministros religiosos que trabalham em aconselhamento psicológico e pastoral. Nessas conferências, ele aponta os danos causados pela substituição da alma pela psique, afirmando que as questões relativas à alma devem permanecer no ambiente da busca interior e religiosa contemporânea. A cargo dos psicólogos ficaria o tratamento clínico dos problemas da psique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário