Seguidores

terça-feira, 26 de junho de 2012

PRÊMIO DE FUNCIONÁRIA INOVADORA


    
     Fiquei muito lisonjeada e grata com Deus por este reconhecimento da instituição, estagiários, voluntários e a equipe técnica, a fala era única: "tinha que ser você! Foi bem merecido" O reconhecimento veio por meio de duas vertentes, a primeira é por conta das dinâmicas das reuniões mensais que executo com a equipe de profissionais, baseado na minha preocupação de qualidade e investimento psíquico com o corpo técnico. Pois acredito que uma equipe com bem estar físico e emocional é uma equipe mais forte e mais coesa. Por isso faço minha parte quanto psicóloga e parte deste corpo! E outra vertente é o projeto para cuidadores que desempenho na instituição, ambas foram vistos como inovação na SBA. Hoje tenho 3 grupos de cuidadores e realmente tem sido um trabalho de grande retorno e realização.   
     O presente maior com certeza não foi o material, foi o que recebi do grupo hoje com as palavras de reconhecimento e o que ganho com as dinâmicas com eles! Eu me dou, mas recebo muitooooo!! 
      Estou muito feliz, pois o meu trabalho na SBA é desempenhado com muito amor, dedicação e seriedade.  
     Sou grata a Deus e a instituição pelo espaço que me é confiado. Pela confiança das famílias e suas participações. É gratificante vê com elas entram e depois como saem ou permanecem em constantes transformações.
Para finalizar me despeso com uma grande mulher:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

AGENDA FINAL DE JUNHO

 DIA 25 DE JUNHO PASSEIO MUITO AGRADÁVEL COM DINÂMICA COM OS CUIDADORES E OS ASSISTIDOS PELA INSTITUIÇÃO.

DIA 27 EVENTO DA DIPLOMAÇÃO DOS DOIS PROJETOS QUE EXECUTO NA SBA PARA CUIDADORES. COM APRESENTAÇÕES DAS CUIDADORAS DE UMA PEQUENA PEÇA, DANÇA E VÍDEO.

DIA 29 DE JUNHO: TEMPO PARA A MULHER - IGREJA DO NAZARENO CENTRAL DE NOVA IGUAÇU.

sábado, 16 de junho de 2012

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - LIXO EXTRAORDINÁRIO

  Eu e minha amiga Lídia de Jesus fomos participar do evento do Rio+20 no Aterro do Flamengo quando fomos surpreendidas com  um galpão com trabalho do Vik Muniz e mais surpreendidas ainda com a simplicidade e simpatia da presença dele lá.
   Sou admiradora do grande  e maravilhoso documentário "Lixo Extraordinário" e de suas obras plásticas com materiais reciclados, me identifico muito com seu trabalho (com materiais que seriam jogados fora, sem mais utilidades mas que podem ter uma nova forma, uma nova utilidade, podem virar arte... por isso comento sobre o documentário, sobre o trabalho Krajcberg que amo e sobre o trabalho do Bispo do Rosário neste blog), pois é a minha arte também (materiais reciclados como pedaços de bolsas, sapatos, roupas e etc). 
    Vik Muniz em meio a mídia a sua volta, foi muito receptivo conosco. Ele não parava de fazer entrevistas.
   Seu trabalho tem tudo haver com o momento atual do mundo, com a importância da sustentabilidade, com o Rio +20.

    Fui realmente presentada por Deus com a oportunidade de vê-ló (foto acima) e  com a oportunidade de formar o cartão postal que Vik Muniz está construindo no evento com os participantes. Cada visitante pode contribuir com os materiais recicláveis para sua obra plástica "Paisagem", de uma foto retirada da Baia de Guanabara. Ao olhar por baixo, não temos noção de nada, mas ao subir... que maravilha!!! Lindo demais! Os vários descartáveis formam uma imagem só. Maravilha!!Pude vivenciar uma pequena parte do que aqueles catadores do documentário puderam viver.


Lixo tem força e riquezas !!!
Abaixo meu relato sobre o documentário:


UM LUGAR DE EXCLUSÃO E EXCLUÍDOS

Trabalho muito sensível que conheci através da dica do professora Denise Nagem, na Clínica Pomar onde faço pós graduação em arteterapia, do artista plástico Vik Muniz que filmou e fez um trabalho rico no lixão do Jardim Gramacho,  MAIOR ATERRO DA AMÉRICA LATINA (um dos maiores do mundo), onde recebe todo lixo do Rio de Janeiro, localizado em Duque de Caxias, durante os 2 anos  de 2007 a 2009.
O aterro do Jardim Gramacho será fechado neste ano de 2012 e como consequencia deste trabalho, os catadores que lá trabalham serão assistidos pelo governo, com cursos que capacitação, empregabilidade e bolsas.

RECICLAGEM DE VIDA - ALQUIMIA DA ARTE

O artista buscou "personagens" catadores da vida real como integrantes de seu trabalho transformando materiais reciclados em OBRA DE ARTE, o que tornou mais rico ainda e emocionante seu trabalho.  Os integrantes tiveram suas vidas transformadas pela arte que foi construída por todos. Uma verdadeira reciclagem humana na vida de quem faz reciclagem. Isso, digo e afirmo com ousadia, Vik Muniz fez um verdadeiro trabalho de recliclagem na vida de alguns catadores. Pois o Lixão de Gramacho não é um aterro legalizado e por isso não oferece aos catadores as condições necessárias para catar o que pode ser reciclado com devida higiene.Vik Muniz ajudou esses personagens com o trabalho voltado para o documentário e as obras plásticas do qual estão colhendo os frutos da renda até hoje, o final feliz desta história para eles é real. Com suas vidas recicladas tomaram outros caminhos. Tião continuou em sua posição e atuação política na defesa dos catadores só que numa posição diferente, saindo das quatro paredes da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho para o mundo. Hoje se tornou também o garoto da Coca-cola

UM OLHAR HUMANIZADO DO CATADOR (CATA- A- DOR)


O vídeo muitas coisas e uma delas é  a importância dos catadores nos dias atuais, pois os índices mostram que o Brasil tem um alto nível de reciclagem, mas não olhamos além dos números, essas pessoas, excluídas da sociedade que colocam suas vidas em risco em torno desses materiais como fonte de sobrevivencia, sem nenhuma política pública a favor, nem condições para aquelas vidas. Vidas essas contabilizadas em 5 mil catadores só nesta região. O documentário mostra o olhar humanista sobre esses exemplos de vida.


POLÍTICA PÚBLICA PARA COLETA SELETIVA - O MUNDO PEDE ISSO!!!

sábado, 2 de junho de 2012

VIVÊNCIA COM A EQUIPE TÉCNICA DA SBA

 “A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.” Fernando Pessoa
  • PARTE I

    Mais uma reunião da equipe técnica foi realizada (mês de maio) e antes da comemoração dos anivérsariantes do mês foi me dado (e eu recebi com muita felicidade) a oportunidade de promover um momento de união de descontração com a equipe, não é a técnica, mas a do telemarketing também.
    Para o mês de maio preparei a BRINCADEIRA DA "LINDA ROSA JUVENIL" (música que aprendi com a minha primeira cliente no tempo da graduação do estágio de psicologia, ela usou a música para se comunicar comigo, não abria boca no atendimento, mas quando resolveu se comunicar...falou através de símbolos e que símbolos!). Foi marcante para mim, por isso nunca mais esqueci a música.

DESPERTANDO A CRIANÇA INTERIOR DA EQUIPE

   Acho que para integrar nada melhor que uma Cantiga de Roda (dança circular), ainda mais no ambiente de trabalho, onde uma é a psicóloga, a outra é a fono, a outra é a pedagoga, a TO, ou seja, nos esquecemos DA TOTALIDADE DO SER  e vemos apenas uma parte dele, o profissional.
     Na Cantiga de Roda, não somos profissionais, SOMOS INTEGRANTES, SOMOS UM TODO E O MELHOR, SOMOS A NOSSA CRIANÇA INTERIOR. Aquela que quando criança é bem livre, bem solta, bem ESPONTÂNEA E CHEIA DE CRIATIVIDADE.

     Então como crianças somos nesse momento livres podemos ser todos os personagens que a história nos proporciona:

A Linda Rosa Juvenil


A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar


E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim



E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor


E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim


Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei


batemos palmas para o rei, para o rei

OS PERSONAGENS

    No centro coloquei uma rosa , uma mascara de bruxa e um cavalinho de pau. Para ativar a imaginação é preciso o mínimo ou até mesmo o nada (caos) e como aprendi com Angela Philippini na simplicidade está tudo. Todos poderiam ir no centro da roda e escolher seus personagens e interpretar. A equipe recebeu muito bem a brincadeira e todos brincaram, a ponto de quererem acabar.

     Abro um parenteses para dizer que trabalho com esta Cantiga de Roda a algum tempo com grupos de adultos e confesso que brincar com crianças é bem diferente elas querem ser todos os personagens, sem medo do que vão pensar, querem mais brincar. Com adultos a uma certa resistência de ser a Bruxa Má, "afinal o que vão pensar de mim?".  O adulto tem a crítica e o julgamento que a criança não tem.


    A Linda Rosa é a protagonista da história, semelhante aos contos de fadas como Branca de Neve e Bela Adormecida. O Belo Rei semelhante ao Caçador, aquele que salva, na Chapeuzinho Vermelho. E a Bruxa Má, a vilã que alias é através do feito dela que a Linda Rosa e as demais encontra seu príncipe. É através da Bruxa Má e seu feito que o RITO DE PASSAGEM pode ser feito. Assim, sua função é importante para as histórias.
     A Bruxa Má na visão da psicologia junguiana, é a NOSSA SOMBRA, aquilo que não deixamos aparecer ou que reprimimos, nossas dificuldades... e que aqui na brincadeira podemos deixar vim sem preceitos e pré conceitos. Afinal usaria essa parte depois na outra dinâmica.

OBJETIVO
    O círculo é uma posição que coloca todos os participantes num mesmo estado: somos todos iguais e estamos unidos pelo mesmo ideal. Cada personagem precisa do outro (como na vida profissional)  além disso somos todos esses personagens em alguma parte de nossa vida, eles são metades de nós. Que possamos assumi-lós e e possamos nos dar bem com todas essas partes.
     

  • PARTE II      
    Depois de todos livres e com o psiquismo mais aberto para ser trabalhado pedi que fechasse os olhos e os conduzi ao relaxamento. Os convidei a ouvir Metade de Oswaldo Montenegro.
    A música tocou muito e no final todos se abraçaram emocionados. O clima da equipe era outro de quando começou, o prazer, a sinceridade, a solidariedade e a felicidade eram notórias!

  •  PARTE III
      Convidei a todos ficarem deitados ainda em círculo lembrando do que ouviram, pensando em suas metades, ao som de música instrumental. Depois de relaxados, alguns já emocionados com o que sentiam foram convidados fazer uma atividade plástica com caixas de todos os tamanhos e pedaços de panos, com o tema "O que quero transformar em mim". O compartilhamento foi muito especial e os próprios integrantes ajudavam aos outros com palavras diante de suas falas.

Observação: entre a II E III parte ocorreu um intervalo, saindo então o telemarketing e alguns técnicos que saíram mais cedo por conta mesmo da sua carga horária.