Seguidores

domingo, 15 de julho de 2012

PASSEIO AO PARQUE LAGE COM CUIDADORES E USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO

  Na SBA Rehabilita o PROJETO DERPERTANDO A AFETIVIDADE do mês de julho é direcionado para todos aqueles que atendo. 10 famílias estavam conosco neste agradável passeio. Postarei algumas fotos, mas depois coloco as que estão todos juntos.
Então para este passeio estavam a família que de alguma forma um deles seja assistido, cuidado por mim.
   A  dinâmica foi essencial para o passeio e sua ideia. Pois este projeto não tem o intuito dos familiares apenas conhecerem, explorarem um lugar. Por traz deste maravilhoso passeio há uma intenção: a intenção de cuidadores e cuidados trocarem, se olharem, curtirem e se conhecerem mais durante o passeio.
 Para isso logo no inicio da viagem, dentro do ônibus ainda, foram amarados e foram informados que deveriam passar o passeio todo assim, no final os vencedores recebiam um prêmio. É incrível quantas coisas acontecem com essa simples vivencia. 
De inicio alguns já desistiram e não quiseram nem começar e aí vem a diversidade das observações:
- uma criança porque sua mãe tem uma relação bem saudável com ele, o criando bem livre, bem seguro em si mesmo, então ele não queria estar "preso" a sua mãe", mas sim ao seu lado o que é bem diferente;
- outro por exemplo está em terapia e sua grande dificuldade era a "separação" da mãe, pois tinha uma relação bem simbiótica com ela e bem dependente emocionalmente. Na hora de ser amarrado, para surpresa e felicidade da mãe, este não aceitou estar agarrado pelo elástico com esta.
- entre alguns outros.
    Durante o passeio filha, mãe e avó foram amaradas, mas a filha é cuidada pela avó e durante o passeio isso ficou bem claro para mãe o quanto que ela precisa estar presente nesta relação.

     Ouve mãe que deixou o filho mais velho que logo quis sair do elástico bem solto por estar completamente envolvida com o filho menor e com este passou agarrada o passeio todo. Ficando evidente para ela o quanto que precisa dar mais atenção para o mais velho, pois nesta relação ele sai perdendo. Dividir é o equilibrio que essa mãe precisa exercitar, pois está cuidando os dois com exagero, o mais velho muito solto e o mais novo muito agarrados.
        Uma outra, surpreendeu-se muito com a atitude do filho, pois este soube permanecer até o final sobre o limite do elástico com ela. Coisa que imaginou que ele não seria capaz.
   Brincadeiras são sempre bem vindas... use sua imaginação!

      Enfim, várias descobertas foram feitas... numa oportunidade maravilhosa de estar junto a natureza e com o outro.
   Brincamos de roda na chegada, passamos por cavernas, grutas, castelinho, tivemos o momento do relaxamento e principalmente o da reflexão e conclusão da diâmica que foi o mais importante e bem reflexivo para o passeio.  Foi um passeio muito divertido!
    Um agradecimento especial a minha voluntária de psicologia Ana Paula, estudante de psicologia fez seu estágio em TCC e hoje faz seu voluntáriado conosco. Está na fase de sua monografia, Ana vai longe!!! Obrigada por todas os momentos que você tem doado a nossa instituição e principalmente aos cuidados por esta.
    
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário